Rayssa Leal pode se tornar a primeira atleta mulher do Brasil a conquistar o Prêmio Laureus, o “Oscar dos Esportes”. A cerimônia, que está marcada para esta segunda-feira (8), em Paris, às 16h, com transmissão do sportv, pode consagrar a skatista, que concorre na categoria “Esportista de Ação”. No masculino, o único a ostentar o troféu é o tricampeão Daniel Dias, da natação paralímpica, alçado a Membro da Academia há dois anos.
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, Rayssa Leal desembarcou na cidade neste domingo ao lado da família. A maranhense, que tentará se tornar campeã olímpica na capital francesa, no ano que vem, concorre ao Laureus com o compatriota Filipe Toledo (que não estará presente no evento), com as surfistas Justine Dupont e Stephanie Gilmore, Eileen Gu, do esqui estilo livre e com a snowboarder Chloe Kim. Vale lembrar que a “Fadinha” bateu na trave em 2020, quando foi indicada pela primeira vez.
Favorito ao título de “Atleta do Ano”, Lionel Messi, herói do título da Argentina na Copa do Mundo de 2022, no Catar, tem presença incerta na cerimônia. Embora seja morador da cidade, onde defende o Paris Saint German, o craque foi alvo de protesto de torcedores do clube nos últimos dias e pode optar por se manter afastado dos holofotes. Outra possibilidade é comparecer, caso seja o vencedor, mas evitar a imprensa. Ele faturou o “Oscar dos Esportes”, em 2020, em Berlim, e enviou um vídeo na ocasião para agradecer.
Na manhã desta segunda-feira, Messi retornou aos treinos no PSG. O clube reduziu a sua pena por ter viajado sem autorização à Arábia Saudita depois que o craque publicou um vídeo com um pedido de desculpas.
Na premiação do maior esportista do ano, Messi disputa com o tenista espanhol Rafael Nadal, dono de 22 títulos de Grand Slams na carreira; Max Verstappen, que venceu novamente na Fórmula 1; Steph Curry, que levou o Golden State Warriors ao quarto campeonato da NBA em oito anos; Armand Duplantis, com três recordes mundiais e dois títulos mundiais em um dominante 2022 ; e Kylian Mbappé, vencedor da Chuteira de Ouro na Copa do Mundo.
Entre as mulheres, a competição também é acirrada. Uma das candidatas é a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce , que quebrou o recorde ao conquistar o quinto título nos 100 m em Campeonatos Mundiais; Katie Ledecky, dona de um novo recorde com quatro medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos; Sydney McLaughlin-Levrone, autora da quebra do recorde mundial dos 400 m com barreiras ; Alexia Putellas, responsável por conduzir o Barcelona para uma vitória perfeita na liga espanhola ; Mikaela Shiffrin, que recuperou o título geral na Copa do Mundo de Esqui Alpino; e Iga Świątek, que venceu na França e nos EUA para se tornar a número 1 do mundo no tênis.
O quesito “Revelação do Ano” tem como destaque o tenista Carlos Alcaraz, apontado como herdeiro ao trono do compatriota Rafael Nadal. O jovem, de 20 anos de idade, busca o Prêmio Laureus na briga contra Tobi Amusan (Atletismo), Nathan Chen (Patinação Artística), Elena Rybakina (Cazaquistão), Scottie Scheffler (Golfe) e da Seleção Marroquina de Futebol Masculino.