Com a ida do senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ana Paula Lobato (PSB) assumirá a cadeira no Senado. Ela foi a primeira suplente da chapa eleita pelo Maranhão, com 62,41% dos votos.
Enfermeira de formação e empresária do ramo de aluguel de equipamentos e comércio de máquinas para construção, Ana Paula Lobato, 38 anos, é nascida em Pinheiro-MA, mesma cidade-natal do ex-presidente José Sarney (MDB), e mãe de dois filhos. Ela será a senadora mais jovem do país.
Lobato é casada com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), e preside o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (GEDEMA). Em seu site, a organização diz trabalhar pela melhoria das condições de vida dos servidores da Assembleia Legislativa e por projetos de cunho social.
Em 2020, quando era filiada ao PDT, Lobato foi eleita vice-prefeita de Pinheiro, cargo que ocupa até hoje, na chapa de Luciano Genésio (PP). Depois, chegou a ser empossada prefeita do município após o mandatário ter sido afastado pela Justiça, mas um mês depois, o titular retomou o posto.
Antes, em 2016, foi derrotada ao se candidatar ao mesmo posto. Lobato disputou sua primeira eleição em 2014, quando não se elegeu para o cargo de deputada estadual. (Por Levy Guimarães)