Próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes foi sorteado como relator do pedido de registro de candidatura do presidente Jair Bolsonaro. Moraes tem sido um dos principais alvos do presidente, em razão da postura dura como vem lidando com aliados do governo em inquéritos que apuram a divulgação de notícias falsas e ataques à Corte.

Cabe ao relator apreciar o pedido de registro após encerrada a data-limite para a impugnação ou contestações das candidaturas e levá-lo ao plenário para julgamento.

Nos últimos dias, aliados do governo têm buscado uma reaproximação ou ao menos uma trégua com Moraes, após episódios de ataques diretos do presidente contra ele. No dia 7 de Setembro de 2021, por exemplo, o presidente chamou o ministro de canalha e afirmou que não mais respeitaria suas decisões. Paralelamente, Moraes, no comando de inquéritos que apuram atos antidemocráticos, já determinou a prisão de vários aliados do presidente, a derrubada de contas nas redes e o bloqueio de bens de investigados.

Alexandre de Moraes será o próximo presidente do TSE. Ele assume a função no dia 16 de agosto, primeiro dia oficial de campanha eleitoral no país.

Registro de Bolsonaro

Bolsonaro registrou sua candidatura na noite desta terça-feira (10). Ele concorrerá tendo o ex-ministro Walter Braga Netto como vice e numa coligação de três partidos: PL, PP e Republicanos. O presidente declarou ter um patrimônio de R$ 2,3 milhões, valor semelhante ao apresentado na eleição de 2018.

Comments are closed.