A cidade Caxias, interior do Maranhão, e a capital piauiense foram alvos da operação Restituere da Polícia Federal (PF), que aconteceu nesta segunda-feira (1º), com o objetivo de combater fraude em aquisição de arma de fogo.

A PF informou que um mandado de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de afastamento das funções foram cumpridos durante esse cerco policial. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

Os policiais foram aos endereços dos investigados com o objetivo de prender a despachante responsável pelas fraudes administrativas constatadas como ainda apreender as armas de fogo adquiridas ilegalmente.

Ainda segundo a PF, os afastamentos das funções dizem respeito a um contador, dois instrutores de tiro e uma funcionária terceirizada. Os investigados podem responder pelos crimes de falsificação, uso de documentos falsos, corrupção ativa e passiva, além de posse ou porte ilegal de arma de fogo.

O nome da operação, “Restituere”, que significa “restituir por inteiro” e “devolver a coisa no seu estado primitivo”, refere-se ao objetivo principal das investigações que foi recuperar as armas adquiridas por meio fraudulento.

Investigação

Trata-se de uma investigação iniciada pela Polícia Federal no ano de 2020 para apurar possíveis fraudes perpetradas em processos administrativos para aquisição de armas de fogo, no âmbito da Superintendência de Polícia Federal no Piauí.

A primeira fase da investigação foi deflagrada no dia 17 de setembro de 2021, na qual foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em Teresina, no estado do Piauí.

Comments are closed.