Foto: Carlos Wesley/MA+

O prefeito Calvet Filho – PSC, participou na manhã desta sexta-feira, 29, da inauguração do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Avançado Rosário. Com orçamento de investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, a edificação está localizada na BR 402, Km 3, Sapucaia, em Rosário.

A unidade de ensino começou a operar no novo prédio (sede permanente) no dia 4 de abril de 2022. Antes disso, o funcionamento ocorreu em sedes provisórias – o campus recebeu portaria de autorização de funcionamento no dia 30 de dezembro de 2014 e entrou em atividade no dia 8 de agosto de 2016, com a aula inaugural das primeiras turmas dos cursos técnicos.

Foto: Carlos Wesley/MA+

A entrega oficial do equipamento contou com a presença do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação; Tomás Dias Sant’ana, do Diretor Geral do Campus Avançado, Torreão Filho; do Reitor do IFMA, Carlos Cesar Teixeira, prefeitos de municípios vizinhos e demais autoridades.

Durante solenidade o prefeito Calvet Filho, recebeu uma placa em homenagem de relevantes contribuições para instalação do Campus Rosário.

Mais:

A sede permanente do IFMA Campus Avançado Rosário ocupa uma área construída de aproximadamente 5 mil metros quadrados – ao todo, a área total do terreno tem cerca de 78 mil metros quadrados. A edificação tem potencial para atender estudantes do município em que está instalado, bem como das cidades circunvizinhas, como Bacabeira, Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino e Santa Rita.

Foto: Carlos Wesley/MA+

Atualmente são cerca de 600 matriculados na unidade de ensino, no qual funcionam os cursos técnicos de nível médio de Administração (Integrada, Concomitante e Subsequente), Informática (Integrada, Concomitante e Subsequente) e Informática para Internet (Integrada). A estrutura, no entanto, tem capacidade para receber 960 alunos distribuídos em três turno.

A edificação multiblocos é composta por uma área de vivência (334,89 m²), bloco administrativo (385,50 m²), bloco de laboratórios (322,04 m²), bloco pedagógico com oito salas de aula, auditório com capacidade para 118 pessoas e biblioteca. Há também guarita com acesso coberto, quatro passarelas de interligação cobertas, estacionamento com bicicletário e estrutura de caixa d’água.

O campus tem capacidade para instalação de quatro laboratórios, dos quais dois já se encontram em funcionamento – um de Ciências (Física, Química, Matemática e Biologia) e um de Informática. Há ainda, implantado no bloco administrativo, o laboratório da Fábrica de Inovação.

Comments are closed.