O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou nesta terça-feira (26) a prisão temporária de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto. A decisão estende a prisão por mais cinco dias, a partir de amanhã, para garantir a continuidade das investigações.

Conhecido como “Ivan Papo Reto”, ele foi preso na última semana em Belo Horizonte (MG) por publicar ameaças ao ex-presidente Lula (PT) e seus aliados, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão foi determinada por Alexandre de Moraes a pedido da Polícia Federal (PF). Foi identificado que Ivan Pinto usava aplicativos de mensagem para conseguir apoiadores “com o fim de ‘caçar’ e de praticar ações violentas dirigidas a integrantes de partidos políticos à esquerda do espectro ideológico”. Ele foi candidato a vereador da capital mineira em 2020.

No sábado (23), Ivan Pinto passou por audiência de custódia e a Justiça manteve sua prisão. Depois disso, a Polícia Federal pediu no Supremo a prorrogação, considerando que o material apreendido continua em análise.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também manifestou pela prorrogação da prisão.

Ao analisar o caso, Moraes apontou que Ivan Pinto publicou vídeo no dia prisão em que reforça as ameaças e faz referência ao rompimento institucional. Uma das teorias é de que as Forças Armadas teriam competência constitucional para ser um poder moderador.

Para o ministro, a prorrogação da prisão é importante para que a equipe da PF possa checar se há elementos para novas investigações. E também para “mitigar as oportunidades de reações indevidas e impedir a articulação com eventuais outros integrantes da associação, que obstruam ou prejudiquem a investigação”.

Comments are closed.