A Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão (SES) descartou o caso suspeito de Monkeypox, também conhecida como “Varíola dos Macacos”. A informação foi publicada por meio de nota nas redes sociais da pasta nesta sexta-feira (17).

” A Secretaria de Estado de Saúde informa que foi descartado o caso suspeito de Monkeypox do paciente de São Luís. O comunicado foi feito pelo Ministério da Saúde, na manhã desta sexta-feira (17), após resultado negativo do exame laboratorial analisado pela Fundação Ezequiel Dias, em Minas Gerais.

O paciente segue em isolamento domiciliar aguardando diagnóstico para o quadro infeccioso. O quadro clínico do paciente é estável.

Com o resultado negativo, a SES ressalta que o Maranhão permanece sem caso da Monkeypox, até o momento. Reforça, ainda, que viajantes recém-chegados de localidades onde há casos positivos redobrem os cuidados e mediante aparecimento de sinais ou sintomas suspeitos busquem imediatamente atendimento médico em uma unidade de saúde para diagnóstico.”

No dia 9 de junho, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), subordinado à Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da capital maranhense, emitiu um relatório informando que estava investigando um caso suspeito da doença em São Luís.

O paciente que estava com a suspeita da varíola é homem, tem 30 anos, residente em São Luís e foi admitido em 8 de junho em unidade da rede pública municipal, sem histórico de viagem. Ele apresentava sintomas de febre, calafrio, dor de cabeça, ardor nos olhos, dor nas costas e lesões por todo o corpo com coceira.

O CIEVS/MA e CIEVS São Luís iniciaram a investigação epidemiológica e, por sua vez, o Lacen/MA a análise das amostras do paciente.

Comments are closed.