O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite , anunciou nesta segunda-feira que vai renunciar ao cargo, mas permanecerá no PSDB. O gaúcho tinha um convite do PSD do ex-ministro Gilberto Kassab para entrar na corrida presidencial.

Leite deve se colocar à disposição do PSDB para voltar à corrida presidencial, em que pese tenha perdido as prévias para o governador de São Paulo, João Doria.

— Vou renunciar ao poder, mas não renunciar a política (…) É o dia do fico no meu partido (PSDB) — afirmou Leite num vídeo exibido antes do anúncio oficial.

Nas redes sociais, o PSDB avaliou a postura de Leite durante os anos de governo e afirmou que a “missão foi cumprida” durante a gestão do gaúcho.

Agora, pessoas próximas entendem que há uma oportunidade que se abre para o gaúcho diante das discussões de uma candidatura única entre PSDB, Cidadania, União Brasil e MDB. Nos últimos dias, o governador ouviu lideranças desses partidos de centro e elas demonstraram contrariedade com a ideia de uma migração para o PSD, já que Kassab não participou das discussões de uma candidatura única com esses partidos. Com a negativa, Kassab deve apostar as fichas na pré-candidatura do ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung.

Para os aliados de Leite, a aliança com os partidos de centro estaria acima da disputa das primárias tucanas. O entendimento desse grupo é de que o nome de Leite seja mais palatável para uma composição, caso Doria siga sem decolar nas pesquisas de intenção de voto. Esse movimento, porém, visa minar a candidatura de Doria.

Comments are closed.