Volta a ser permitido, a partir desta sexta-feira (1º), o corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas. No Maranhão, a concessionária de energia anunciou uma campanha de facilitação para essas negociações.

Até o dia 30 de outubro, em todo o estado, uma campanha de negociação de dívidas com conta de luz oferece condições especiais de pagamento para consumidores da classe residencial. O cliente residencial poderá parcelar seus débitos acumulados conforme a quantidade de faturas em aberto, por meio do site, telefone ou presencialmente.

Desde abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus. Em junho, a proibição do corte de energia para este público foi prorrogada. De acordo com a Aneel, não há previsão de outro adiamento.

A suspensão por inadimplência pode ocorrer, por exemplo:

  • Por falta de pagamento da fatura relativa à prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica;
  • Por falta de pagamento de serviços cobráveis, como o da religação de urgência e o do desligamento ou remoção de poste.

Uma campanha de negociação de dívidas com conta de luz oferece condições especiais de pagamento para consumidores da classe residencial de todo o Maranhão e deve durar até o dia 30 de outubro. O cliente residencial poderá parcelar seus débitos acumulados conforme a quantidade de faturas em aberto, por meio do site, telefone ou presencialmente.

Acessando o site da companhia, o cliente tem duas opções: “Pagar com cartão” – modalidade que permite parcelar débitos no cartão de crédito, com redução de juros, multas e correção e a opção “Parcelar débitos” – onde o cliente poderá negociar na própria conta de energia, com redução de juros, multas e correção.

Outra alternativa para o titular da conta é ligar no 0800 098 2997, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h, e solicitar a negociação com um dos atendentes; Ou o titular da conta pode buscar um dos pontos de atendimento presencial da Equatorial Maranhão para realizar a negociação.

Basta levar seus documentos pessoais, a conta de energia e o cartão de crédito/débito caso queria utilizar essa modalidade de pagamento. (Fonte: G1)

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