O Instagram deve introduzir os “Stories Exclusivos”, um canal para publicação dos conhecidos stories acessível apenas para seguidores pagantes. A novidade foi legitimada pela plataforma — que não quis comentar sobre o assunto. A ferramenta faz parte dos planos do Instagram de expandir os meios de monetização dos criadores na plataforma. Ela permitiria um tipo de conteúdo fechado, como o Super Follow, do Twitter.

Publicações nesse canal não podem ser registradas pelos seguidores com capturas de tela. Porém, o autor poderia guardar o post para que os pagantes recém-chegados tenham algo para assistir de imediato — algo como o atual “destaque” do perfil. Assim como os “Amigos próximos”, posts dos stories pagos serão acompanhados por uma etiqueta — na cor roxa, em vez de verde.

Atualmente, o Instagram pode até não ter uma ferramenta oficial para monetizar conteúdo, mas a modalidade “Amigos Próximos” abriu caminho para o encaminhamento de conteúdo para apoiadores. Com esse método, o autor precisa selecionar manualmente os usuários pagantes. A adição dos Stories Exclusivos, por outro lado, dispensaria a seleção e monitoramento manual.

Não há previsão para lançamento dos Stories Exclusivos para a base de usuários do Instagram, tampouco sobre como a ideia será aplicada para os criadores. Não há certeza de que as assinaturas poderão ser cobradas diretamente pelo aplicativo, ou se os criadores podem determinar os próprios valores para o acesso privilegiado, por exemplo. Quando for liberado para a primeira parcela de pessoas, a rede social deve dar mais detalhes sobre sua estratégia na distribuição de conteúdo pago. (Canaltech)

Comments are closed.