A Austrália registrou nesta terça-feira (13) a primeira morte por Covid-19 no país em 2021. A informação foi confirmada por autoridades de saúde do estado de Queensland, onde ocorreu o óbito.

A vítima foi um homem de 80 anos. Ele estava internado em estado grave e morreu na noite de segunda-feira (12). Anteriormente, o último falecimento havia sido no dia 28 de dezembro.

A chefe do Escritório Médico de Queensland, Jeanette Young, informou que o idoso contraiu a doença nas Filipinas e teve diagnóstico positivo para coronavírus no dia 25 de março, durante cumprimento de quarentena – obrigatória a todas as pessoas, sejam elas nativas ou não, que chegam de outros países.

De acordo com Young, todas as pessoas que estavam no mesmo voo do idoso já cumpriram o período de quarentena e, portanto, não correm risco de transmitir o vírus. A possibilidade de contaminação, então, teria sido controlada.

No fim de março, a maior cidade de Queensland, Brisbane, e algumas outras no estado entraram em lockdown após as autoridades registrarem casos de coronavírus entre um grupo de pessoas que estava em quarentena. As medidas, no entanto, serão suspensas a partir de quinta-feira (15).