O Governo do Maranhão está pronto para iniciar a vacinação contra covid-19. Essa foi a mensagem transmitida, neste sábado (09), pelo governador Flávio Dino (PCdoB), que, mesmo de férias, postou nas redes sociais informações sobre o início da imunização.

O prefeito Eduardo Braide (Podemos) também garantiu que a Prefeitura de São Luís já montou seu esquema para atender a população, contando com diversos parceiros, inclusive shopping centers e repartições públicas para serem transformados em pontos de vacinação, além da estrutura de postos de saúde e hospitais da rede municipal.

Distribuicao – Neste fim semana, o Ministério da Saúde sinalizou para o início da vacinação ainda em janeiro, e para isto negocia a importação de vacinas da Índia e firmou contrato com o Instituto Butantan para aquisição de todo estoque da Coronavac. A distribuição será simultânea entre os estados, a custo zero, mas não haverá obrigatoriedade para as pessoas se vacinarem.

A Friocruz garante que os despachos da vacina para os estados será imediato logo após o desembarque no Brasil.

Na sua mensagem deste sábado, o governador Flávio Dino disse que dispõe até de aviões, helicópteros e transporte rodoviário para fazer a distribuição do medicamento.

“Com a coordenação do secretário de Saúde, Carlos Lula, para vacinação contra o coronavírus: 1. Temos seringas e agulhas; 2. Já organizamos aviões, helicópteros e transporte rodoviário; Aguardamos as vacinas oriundas do Plano Nacional de Imunização, nos termos da Lei 6259/75”.

Já o secretário da Saúde, Carlos Lula enfatiza que o planejamento e a definição das estratégias refletem a preocupação da gestão estadual em garantir o acesso dos maranhenses à vacinação.

“A vacina vem sendo um anseio de todos nós. A gestão do governador Flávio Dino vem, desde o início da pandemia, antecipando suas ações para minimizar os impactos da Covid-19 no nosso estado e, nesse momento tão próximo da vacinação, não seria diferente”, ressalta.