A prefeita Sonia Campos tem se empenhado em todas as frentes para buscar recursos e verbas para o enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), em Axixá.
Nesta quarta-feira (15), com apoio do deputado federal Edilázio Júnior, o município recebeu um reforço de R$ 505 mil reais para o Fundo Municipal de Saúde. — Esse é o resultado do trabalho que temos feito pelo povo axixaense, unindo esforços para vencer o Coronavírus. Agradeço ao deputado Edilázio Júnior, por sempre atender as demandas que encaminho a ele, e prontamente conseguir recursos para ampliar a testagem na nossa população — destacou Sonia Campos.
Como a gestão municipal vem mantendo com transparência e responsabilidade a aplicação de recursos e a prestação de contas das ações da Covid-19, a verba já foi creditada na conta. Ainda esta semana, a Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS) fará o processo licitatório para a aquisição de uma grande quantidade de testes rápidos para a Covid. — Com isso, nossas equipes da Saúde iniciarão a testagem em massa da população — anunciou o secretário de saúde Thiago Santos.
O valor de R$ 505 mil reais é um recurso extraorçamentário previsto pela Medida Provisória n° 940 – Enfrentamento ao Coronavírus, destinado pelo Ministério da Saúde, e vem para reforçar o trabalho feito pela gestão da prefeita Sonia Campos.
Mais ações – Desde o início dessa pandemia, a administração municipal tem se desdobrado para manter todos os protocolos sanitários e controlar a incidência de infecção pelo vírus em Axixá.
Foram distribuídos kits de EPIS aos profissionais da Saúde e da Assistência Social, barreiras de monitoramento na entrada da cidade, desinfecção de prédios públicos, farmácias e locais de grande circulação de pessoas, orientações aos comerciantes, instalação de cabines de desinfeção e de pias para lavar as mãos, realização de testes sorológicos.
Além da segurança aos profissionais que atuam na linha de frente, fizemos a ampliação da oferta de leitos no hospital municipal, e estamos garantindo o coquetel de remédios para tratar a doença. Na próxima semana, iniciaremos o atendimento no Centro de Síndromes Gripais, faremos a colocação de totens com álcool e distribuição de termômetros de infravermelho para as unidades de saúde — completou o secretário de saúde.