O município de Timon vai adotar o lockdown para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus a partir desta quinta-feira (2). A medida deve seguir até o domingo (5), conforme o decreto de nº 0155, assinado nessa segunda-feira (29) pelo prefeito do município, Luciano Leitoa. Sendo assim, somente as atividades essenciais estarão autorizadas a funcionar nos dias estabelecidos em decreto.

O lockdown é uma estratégia que tem o objetivo de evitar a ascendência da curva de contaminação, em decorrência da infecção provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, Timon registrou dois mil e vinte e cinco casos confirmados de Covid -19 e mais duas mortes em 24 horas, totalizando sessenta e quatro óbitos na cidade, provocados pelo vírus. Esse cenário apresenta um crescimento do novo coronavírus na região Leste do Maranhão, havendo uma interiorização dos casos graves da doença.

A fiscalização das medidas determinadas no decreto será exercida pela Vigilância Sanitária Municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio da Guarda Civil Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito – DMTRANS, da Polícia Militar e da Polícia Civil.