O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, nomeou mais nove militares para cargos de terceiro e quarto escalões na pasta e apontou o coronel Antonio Élcio Franco Filho, atual secretário-executivo adjunto, como seu número dois durante a interinidade.
Pazuello assumiu o ministério como interino na última sexta-feira, depois do pedido de demissão do então ministro Nelson Teich, que se recusou a mudar o protocolo de uso da cloroquina no combate ao coronavírus, como queria o presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com informações de fontes que acompanham o processo, Pazuello deve ficar por algum tempo no cargo, já que o presidente não está com pressa de escolher um novo titular para a pasta.
Franco Filho era secretário-executivo adjunto de Pazuello e agora ocupará interinamente o segundo posto do ministério.
As demais nomeações incluem assessores diretos do ministro, nomes para tratar de coordenação orçamentária e de finanças, diretor de programa na secretaria de atenção especializada à saúde e no Departamento de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.
Ainda durante o tempo em que Teich estava no cargo, outros sete militares já haviam sido nomeados para o ministério, inclusive como assessores do ministro. À época, Teich afirmou que eram nomes indicados por Pazuello e estariam temporariamente na pasta, apenas para a resposta emergencial à epidemia.

Leave A Reply