Atuando de forma planejada e estratégica no enfrentamento ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) por meio do Comitê de Crise, emitiu nota técnica sobre a realização de testes rápidos para detecção de anticorpos contra o novo Coronavírus no município.
Na nota, a SEMUS explica que os testes rápidos são realizados de acordo com avaliação e solicitação médica, com critérios embasados nos protocolos do Ministério da Saúde e da Vigilância Epidemiológica do Município.
Além disso, esclareceu dúvidas da população em relação à divulgação do boletim epidemiológico sobre casos descartados, confirmados, recuperados e todos que estão em recuperação e informou que passará a divulgar a partir de agora, a incidência dos casos confirmados por localidade.
Nota
A definição de um caso suspeito do novo coronavírus, também chamado de Sars-Cov-2, é estabelecida pelo Ministério da Saúde. Então como saber o que é considerado um caso suspeito de Covid-19?
Segundo o Ministério da Saúde, toda pessoa que for internada por causa de uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – quando aqueles sintomas são tão intensos que exigem hospitalização – é considerada suspeita para o coronavírus.
Mas e porque Bacabeira não contabiliza os casos suspeitos?
Como o município optou por fazer aquisição de testes rápidos – que dão o resultado em menos de 30 minutos – todos os suspeitos que testam negativos para a Covid – 19 são classificados como DESCARTADOS.
Ou seja, o município não contabiliza em seu boletim “casos suspeitos”, porque eles são considerados DESCARTADOS em menos de 30 minutos, diferentemente dos municípios que não fizeram aquisição de testes rápidos e dependem do RT-PCR – exame que busca material genético do vírus no paciente, em muitos casos realizados apenas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA), já que demandam insumos laboratoriais importados e tem levado até 8 dias para o diagnostico.
É de se destacar, que a atualização do próximo boletim epidemiológico indicará, a partir de agora, a incidência dos casos por localidade. Registre-se que no caso da Sede estão incluídos os Bairros Cidade Nova e Novo Horizonte.
Bacabeira – MA, 17 de maio de 2020

Leave A Reply