A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) afirmou que o Brasil não vai passar por uma escassez de carne, em decorrência do aumento das exportações para a China. De acordo com a instituição, o aumento dos preços “é um ponto fora da curva” e a tendência é que o valor da carne reduza nas próximas semanas.
O superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, afirmou que com um tempo o produtor de carne vai reagir, assim como ter a seu dispor novas ofertas de crédito, o que deve elevar a criação de gado e fazer com que os preços caiam. “A oferta e demanda vão se equilibrar. O que houve nesses tempos foram fatores extremos e que culminaram nesse resultado”, afirmou Bruno.
A China passou a comprar mais do Brasil por causa da peste suína africana e, em decorrência da demanda maior no exterior, a oferta de carne reduziu no Brasil, fazendo os preços dispararem.
O presidente da entidade, João Martins, afirmou que, mesmo com a retração dos custos, os valores não voltarão a preços praticados no terceiro trimestre deste ano. “Ninguém espere que vamos voltar ao preço de 60, 90 dias atrás. Temos aumento do custo de produção. Nós vamos ajustar o preço do mercado. Se o consumidor deixar de comprar, deve-se ajustar o preço até que o consumo retorne”, afirmou. (Fonte: Correio Brasiliense)

Leave A Reply