A Petrobras anunciou, na noite desta sexta-feira (26), que venderá oito refinarias, entre elas a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, e reduzirá a sua participação na na BR Disbribuidora, que atualmente é de 71%. A medida foi tomada em reunião do conselho de administração da empresa estatal. A informação é do site G1.
A decisão está dentro da estratégia da Petrobras de vender ativos e reduzir custos. O planejamento da empresa, anunciado em março passado, é diminuir em US$ 8,1 bilhões os seus custos operacionais.
Os ativos que fazem parte do programa de redução da companhia são: Refinaria Abreu e Lima; Unidade de Industrialização do Xisto; Refinaria Landulpho Alves (RLAM); Refinaria Gabriel Passos (Regap); Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR); Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP); Refinaria Isaac Sabbá (REMAN); Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).
“Os projetos de desinvestimento das refinarias, além do reposicionamento do portfólio da companhia em ativos de maior rentabilidade, possibilitarão também dar maior competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil”, diz comunicado oficial da Petrobras.
Entre outras medidas de contenção de gastos, a empresa anunciou, nesta semana, um programa de demissão voluntária. A lista de desinvestimento inclui ainda a venda integral da PUDSA e a rede de postos da companhia no Uruguai.
Em relação à BR Distribuidora, a Petrobras estuda também realizar uma oferta pública secundária de ações (follow-on).
“As diretrizes estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia que têm como objetivo a maximização de valor para o acionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural visando à melhoria da alocação do capital, aumento do retorno do capital empregado e redução de seu custo de capital”, informou a empresa.
Portal MA+ no Facebook — Instagran  — Twitter WhatsApp 98434-6482

Leave A Reply