São Luís será a capital internacional da robótica no período de 26 a 30 do mês de junho, período em que sediará o Torneio Internacional de Robótica (ITR). O evento foi lançado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), na tarde desta quinta-feira (21), no auditório do Palácio dos Leões. A ação contou com a presença de diversas autoridades da área da educação e representantes dos “Clubinhos da Robótica”, além de contar com a presença de estudantes que se classificaram para a competição.
O Torneio Internacional de Robótica acontece no período de 26 a 30 de junho, das 10h às 18h, no Golden Shopping. A competição representa a reta final do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu no ano passado em João Pessoa, Na Paraíba, apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificam para essa etapa, em conjunto dos campeões do TJR das edições da Argentina e Uruguai. As equipes passaram por etapas estaduais e nacionais até serem classificadas para a disputa internacional. Os estudantes precisam comprovar conhecimento ao encarar desafios que envolvem dança, resgate no plano, resgate em alto risco, viagem ao centro da Terra, sumô tradicional, MMA e cabo de guerra.
De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, priorizar o investimento em educação é uma das metas mais eficaz do governo Flávio Dino. “É motivo de orgulho a capacidade criativa dos nossos jovens estudantes e professores em desenvolver a robótica educacional, e projetar o nome da nossa instituição no Maranhão, no Brasil e no mundo, a partir das conquistas que obtiveram em âmbito nacional e internacional. Esse é resultado de um conjunto de esforços que nos leva a esse momento especial de sediar um evento de robótica internacional em São Luís”, destacou.
Segundo o secretário adjunto de Estado da Educação, Anderson Lindoso, as conquistas do Iema são resultado de um investimento maciço e comprometido com a educação. “É muito importante a realização de um torneio com essa abrangência no território maranhense, pois permite que os jovens participem e entrem em contato com jovens de outros estados até mesmo de outros países que possam trocar experiências e mostrar para o mundo que o maranhão está produzindo conhecimento, robótica e bons exemplos na educação”, contou.
Para o secretário municipal de Educação, Moacyr Feitosa, a robótica é fundamental para ampliar as competências educacionais. “Em parceria com o Iema estamos trabalhando com a robótica aliando os conhecimentos da inteligência artificial para os alunos com deficiência e super dotação, e estamos recebendo ótimos resultados. A intenção é ampliar cada vez mais e incluir todas as crianças nesse projeto”, frisou.
Na oportunidade, a equipe de estudantes da unidade plena São Luís/Centro que participará da competição na modalidade dança recepcionou os presentes com apresentação do boizinho robótico. Os alunos Rafael da Costa e Maurício Melo também fizeram a exposição da modalidade cabo de guerra com seus robôs. “Participamos do ITR em São Paulo e conquistamos vários títulos em diversas modalidades, estamos ansiosos para mais uma competição, e me sinto preparado para trazer mais medalhas para o Iema”, contou o estudante do curso técnico em informática, Maurício Melo.
A competição além das modalidades oficiais, abrigará uma categoria para que os “Clubinhos da Robótica” possam competir. O IEMA participa com seis equipes, sendo três da unidade plena de São Luís, e três da unidade de Pindaré-Mirim, além da participação dos doze clubinhos. “É muito importante para o nosso município estar presente no lançamento de um evento tão relevante como o ITR. Estamos nos preparando para as competições, e percebemos que o rendimento e comportamento dos nossos alunos mudou bastante, a robótica trabalha diversos componentes essenciais e envolve diversos conteúdos e valores fundamentais”, relatou o coordenador do Clubinho da Robótica de Cantanhede, Carlos Prazeres.
“É um aprendizado gigantesco, antes do Clubinho eu não tinha tanta identificação com robótica, não me sentia capaz, e hoje pretendo continuar estudando a robótica e todo conteúdo que ela envolve”, Sandylla Emília, aluna do Clubinho da Robótica de Cantanhede.
O coordenador de Práticas Experimentais em Robótica do Iema, Fábio Aurélio do Nascimento, ressaltou que a participação do IEMA no evento representa a solidificação do trabalho do Instituto na robótica. “Este ano, o IEMA chega com uma grande equipe e bem estruturada. É muito importante a participação dos nossos estudantes, pois representa a consolidação do trabalho desenvolvido nas unidades. Participamos pela primeira vez em 2017 na Paraíba, em 2018 na cidade de Guarulhos em São Paulo, e este ano queremos alcançar entre quatro e cinco títulos”, destacou o coordenador acrescentando que a competição premia as melhores equipes do Brasil. “O IEMA hoje chega como favorita dessa competição, e é importante para os alunos, pois essa visibilidade é resultado de um muito trabalho e esforço que eles vêm desenvolvendo junto com os professores ao longo do ano”, acrescentou.
Portal MA+ no Facebook — Instagran  — Twitter WhatsApp 98434-6482

Leave A Reply