O deputado João Marcelo e os ex-deputados Zé Reinaldo e Pedro Fernandes destinaram uma emenda parlamentar de bancada no valor de 50 milhões para a modernização do Centro de Lançamento de Alcântara, dos quais já foram liberados 6 milhões pelo presidente Jair Bolsonaro.
Construída no início dos anos 80, a Base de Alcântara tem localização estratégica. Perto da linha do Equador, permite a redução em até 30% do uso de combustível necessário para o lançamento de veículo espacial. Agora, depois de quase vinte anos, Brasil e Estados Unidos chegaram a um novo acordo de salvaguardas tecnológicas que permita o uso comercial da base para o lançamento de foguetes e satélites.
Pela importância econômica e estratégica que a Base de Alcântara tem para o Maranhão e para o país, foi criada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar para a Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara.
A frente tem como presidente e vice presidente os deputados Pedro Lucas e João Marcelo e tem como objetivo acompanhar a tramitação de matérias no Congresso Nacional sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas – AST, que permitam o uso comercial da Base de Alcântara pelos Estados Unidos da América.
Portal MA+ no Facebook — Instagran  — Twitter WhatsApp 98434-6482

Leave A Reply