Conhecida por encerrar o Carnaval apenas na Quarta-Feira de Cinzas, Rosário mantém a tradição da data mais aguardada pelos foliões e fecha com chave de ouro a programação das festividades com o Bloco das Carroças, conhecido popularmente como Micarroça.
Uma parceria da prefeitura de Rosário com a Associação dos Carroceiros do município, o Micarroça completa 39 anos de tradição e alegria, criado por donos de bares e garçons que não podiam brincar durante o período carnavalesco e encontraram nas carroças uma forma de festejar o carnaval com bom humor. As carroças são decoradas com os mais variados temas, com cores, brilhos e fantasias especialmente para os jumentos, e durante o desfile são acompanhadas por um carro de som que anima as ruas por onde passam.
Neste ano, cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o evento, que segue sendo patrimônio imaterial do Estado por meio do projeto de lei 081/2010.
O desfile iniciou às 16h por várias ruas do município com 14 carroças e encerrou na Rodoviária com o anúncio dos 3 finalistas. A premiação acontece no domingo, no povoado de São Simão com um valor em dinheiro para os classificados.
O primeiro lugar ficou com a carroça “Amigos do Barreiro”, que homenageou o estilista Gigio, responsável pelas principais fantasias do carnaval, o segundo lugar ficou com a carroça “Estação Balada”, que fez uma homenagem ao antigo clube Cantareira, ponto de diversão na década de 60 no município, e o terceiro lugar ficou com a carroça “Jegue e as Jegueretes”, que desfilou com várias crianças.
“O Micarroça é uma de nossas mais fortes manifestações, ficamos felizes de poder manter essa tradição em mais um ano de carnaval. Não podemos deixar de agradecer toda a população de Rosário por ter contribuído com essa brincadeira que completa 39 anos. Tenho certeza que encerramos nossa programação sendo um dos melhores carnavais do Maranhão. As famílias estiveram nas ruas brincando com segurança e os turistas foram muito bem recebidos por todos. E ano que vem, vamos fazer uma grande festa que culminará nos 400 anos da cidade de Rosário”, destacou a prefeita Irlahi Moraes.
Pela sexta vez consecutiva o deputado federal João Marcelo Souza marca presença no carnaval de Rosário e destaca a preferência. “É um Carnaval marcado pela tranquilidade e segurança, e mesmo com chuva ninguém desanima. O Micarroça mais uma vez se destaca como um dos blocos mais brincantes e Rosário com a melhor quarta-feira de cinzas do Maranhão”, comentou.
“Rosário tem 2 pontos de referência em seu carnaval. O Bloco do Galo que tradicionalmente inicia a programação uma semana antes e o Bloco das Carroças, sendo a cereja do bolo por encerrar o carnaval em todo o Estado. Além de ser mobilizar os turistas que passam pela cidade na volta de outros municípios, o Micarroça movimenta a economia com 100% de lotação nos hotéis e restaurantes da cidade”, destacou o coordenador do Micarroça,  Euvaldo de Jesus.
Segundo Euvaldo, os rosarienses transformaram o Micarroça na grandeza que ele é hoje. “Nosso papel é organizar o desfile, depois a festa é por conta do povo, que traz uma cultura de paz, onde as pessoas são bem acolhidas e não temos índices de violência. Rosário é premiado por finalizar um carnaval com essa proporção”, finalizou.
Portal MA+ no Facebook — Instagran  — Twitter WhatsApp 98434-6482

Leave A Reply