O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deve receber nesta quinta-feira o apoio da cúpula militar, a base de sustentação de seu governo. em uma tentativa de contra-atacar o crescente respaldo internacional ao líder parlamentar Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino.
O ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López, e os comandantes regionais devem pronunciar o “apoio ao presidente constitucional” em “respaldo da soberania” do país, anunciou o governo.
“Não aceitamos um presidente imposto à sombra de interesses obscuros, nem autoproclamado à margem da lei”, afirmou na quarta-feira Padrino López no Twitter.
Na véspera, Guaidó, respaldado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu às Forças Armadas que permaneçam “ao lado da Constituição” e voltou a estender a mão aos que não abandonarem Maduro, reiterando a oferta de uma lei de anistia.
Para o centro de análise Eurasia Group, o reconhecimento do alto comando militar é um requisito para que Guaidó consiga liderar uma transição. Sem este apoio, “a queda de Maduro não parece iminente”.
Maduro deve comparecer nesta quinta-feira a uma sessão no Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), de linha chavista e considerado outro pilar de seu governo.
Pouco antes da autoproclamação de Guaidó, o TSJ ordenou à Procuradoria uma investigação penal dos integrantes do Parlamento – de maioria opositora -, ao acusá-los de usurpar as funções de Maduro.
“Pode acontecer desde uma reação a seu favor por parte de fatores que sustentam Maduro até uma reação violenta contra ele (Guaidó) ou o Parlamento. Maduro pode ignorá-lo para deixar que caia por seu próprio peso”, afirmou à AFP o cientista político Luis Salamanca.
O agravamento da crise acontece em meio ao pior momento econômico da história moderna do país, com falta de alimentos e remédios, além de uma hiperinflação, que segundo o FMI deve atingir 10.000.000% em 2019.
Distúrbios durante protestos contra Maduro deixaram pelo menos 13 mortos desde terça-feira, de acordo com a ONG Observatório de Conflitividade Social, crítica do governo. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos registrou 16 mortes apenas na quarta-feira.

Leave A Reply