Envolvido em uma das maiores transações do mercado mundial do futebol em 2016, quando foi negociado pelo Guangzhou Evergrande para o Shanghai SIPG pelo valor de R$ 83 milhões, o maranhense Elkeson, nascido em Coelho Neto (385 km de São Luís), se tornou campeão nacional na China, nesta quarta-feira (7), pelo Shanghai SIPG. O atacante, de 29 anos, que ganhou destaque no Botafogo, se tornou o primeiro jogador tetracampeão chinês e o único a vencer o campeonato nacional por duas equipes diferentes, já que ele levantou a taça também pelo Evergrande. Elkeson tem uma passagem pela Seleção Brasileira, em 2011, quando foi convocado por Mano Menezes.
Elkeson de Oliveira Cardoso, que não tem passagem por nenhuma equipe profissional do Maranhão, e começou sua carreira nas categorias de base do Vitória, da Bahia, se tornou tetracampeão, ao ver sua equipe, o Shanghai SIPG, vencer o Beijing Renhe, por 2 x 1, e garantir seu primeiro título nacional. Elkeson havia conquistado outras três vezes a competição pelo Guangzhou Evergrande.
O maranhense, que foi titular na partida do título, marcou 11 gols nesta temporada pelo Shanghai SIPG, em 24 jogos. Ele completou sua terceira temporada na equipe milionária, que conta também com os brasileiros Oscar e Hulk.
“Para mim, esse título tem um gosto ainda mais especial. Eu me tornei tetracampeão chinês e o único jogador a ganhar por dois clubes diferentes”, disse Elkeson, em entrevista ao Globoesporte.com.
Elkeson venceu o campeonato nacional da China ( Super Liga Chinesa) em 2013, 2014, 2015 e neste ano. Em duas oportunidades ele foi o artilheiro da competição, além de campeão da Liga dos Campeões da AFC de 2013 e 2015. Em 2014, o maranhense conquistou prêmio de Futebolista do Ano na China.

Leave A Reply