Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente do Brasil, neste domingo (28), após apuração das urnas. O deputado federal derrotou Fernando Haddad (PT), com quem disputou a cadeira presidencial no segundo turno das eleições de 2018. O capitão do Exército obteve 55,63% de votos, enquanto o petista deixou a competição com 44,37% votos.
O resultado da disputa não é surpreendente, pois é comparável com as indicações apontadas pelas pesquisas de intenção de voto. Desde que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, então candidato do PT, foi rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral por causa da Lei da Ficha Limpa, em agosto, Bolsonaro liderou nos levantamentos.
Com a saída de Lula, Haddad, por sua vez, começou a crescer nas pesquisas de intenção de voto. Ele ultrapassou seus concorrentes, como Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), mas acabou não sendo eleito.
Esta é a 10º vez em que um militar ocupa a Presidência desde a proclamação da República, em 1889, sendo a terceira fez por meio do voto direto.

Leave A Reply