O empresário João Doria (PSDB) é o novo governador de São Paulo com 97% das urnas apuradas.O tucano tem 51,75% dos votos, enquanto Marcio França (PSB) 48,25 %. A disputa entre os dois foi a mais acirrada pelo governo de São Paulo desde 1990.
Doria liderou todas as pesquisas desde o começo da disputa eleitoral. No primeiro turno, o tucano ficou com 31,77% dos votos. Foi a primeira vez que os paulistas levaram a disputa eleitoral para ser decidida no segundo turno desde 2002.
João Doria foi candidato pela primeira vez em 2016, quando venceu no primeiro turno a eleição para prefeito da capital paulista. Apresentou-se como antipetista e chegou a cogitar ser candidato tucano para Presidência da República.
Pouco mais de um ano depois de assumir a Prefeitura de São Paulo, Doria renunciou para concorrer ao governo do Estado. Aliados afirmaram nos bastidores que a renúncia não implicaria na campanha, porque “tudo era São Paulo”.
Doria, agora, transforma-se uma liderança dentro do partido. O PSDB está no comando do Estado de São Paulo desde janeiro de 1995, quando assumiu Mário Covas, que foi reeleito em 1998. Em 2001, com a morte de Covas, Geraldo Alckmin assumiu. No ano seguinte, Alckmin derrotou o PT no segundo turno.
Em 2006, José Serra foi eleito no primeiro turno. Em 2010, Alckmin voltou ao governo do Estado – sendo reeleito em 2014. Doria vai assumir em 1º de janeiro e deve ficar no comando do Palácio dos Bandeirantes até 31 de dezembro de 2022.

Leave A Reply