O governador Flávio Dino entregou, nesta quarta-feira (17), o Conecta SUS. O novo serviço tem a finalidade de subsidiar o planejamento de ações estratégicas dos gestores no âmbito estadual e municipal, possibilitando o monitoramento de 71 indicadores de saúde para diagnosticar e planejar a gestão da Saúde.
O Conecta SUS possibilita o monitoramento e análise de indicadores de saúde e socioeconômicos dos 217 municípios maranhenses. O serviço, instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), monitora, em tempo real, todas as informações em Saúde do estado.
“O Conecta SUS é o emprego de inteligência, indicadores e informática para que possamos monitorar num prazo mais curto a situação do Sistema Único de Saúde a partir de 71 indicadores diferentes. É como se nós saíssemos da era da bússola para o GPS, um avanço de séculos na qualidade do processo decisório da SES”, disse o governador Flávio Dino durante a inauguração do novo serviço.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou a importância da tecnologia para aprimorar as ações e estratégias da gestão em saúde. “Somos o terceiro estado com essa iniciativa. Vamos ter 71 indicadores de saúde sendo analisados em tempo real. Avançamos em tecnologia, porque acreditamos que uma das pautas da gestão do SUS é a eficiência. Com esse investimento vamos ter condições de tomar decisões baseado nos dados e indicadores de saúde, inclusive indicadores hospitalares”, explicou.
Segundo o chefe do Conecta SUS, João Cunha, o novo serviço fortalece o diagnóstico e o planejamento da gestão da saúde. “A partir do momento em que você desenvolve dados em tempo real, o gestor tem a oportunidade de mensurar, qualificar e observar situações para direcionar de maneira segura sobre o serviço necessário para aquele usuário. É possível ver, por exemplo, taxa de ocupação de leitos”.
Ambulâncias
Além da inauguração do novo serviço, o governador Flávio Dino realizou a entrega de mais cinco ambulâncias que reforçarão o transporte sanitário da rede estadual em Imperatriz, Coroatá e Colinas. Os gestores das unidades Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, o Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto e o Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), ambos em Imperatriz, receberam as chaves dos veículos.
“Estamos seguindo na qualificação da nossa rede estadual e também das redes municipais com o programa de entrega de ambulâncias. Neste caso, a entrega das ambulâncias para unidades estaduais significa mais eficiência no atendimento aos pacientes e maior interligação da rede de saúde do estado e municípios”, ressaltou o governador Flávio Dino.

Leave A Reply