O Maranhão foi um dos estados com o menor percentual de pessoas que fazem o trabalho voluntário, ficando abaixo, inclusive, da média nacional e do Nordeste. Os dados estão presentes na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD_C) 2017 – Outras formas de trabalho, divulga hoje, dia 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados presentes na pesquisa são referentes ao ano passado. De acordo com o resultado da pesquisa, o percentual de pessoas de 14 anos de idade ou mais que realizaram trabalho voluntário em 2017 foi de 2,7% (144 mil pessoas). Enquanto isso, nessa mesma categoria, a média nacional foi de 4,4% e a do Nordeste foi de 3,2%. Em São Luís, o percentual foi de 2,3% (20 mil pessoas).
Outro dado presente na pesquisa diz respeito à relação entre as pessoas que realizam algum trabalho voluntário e o seu grau de instrução. De acordo com as estatísticas,quanto maior o nível de instrução, mais elevado a taxa de realização de trabalho voluntário.
A pesquisa revelou ainda que, em nível de Brasil, o maior percentual de pessoas realizando trabalho voluntário se deu no grupo de idade de 50 anos ou mais. No Maranhão, no ano passado, o grupo etário com maior realização de trabalho voluntário foi o de pessoas de 25 a 49 anos, com 3,1%. Na capital maranhense, o maior percentual de pessoas realizando trabalho voluntário foi na faixa etária de 50 anos ou mais, com 2,8%.
No que diz respeito as horas dedicadas ao trabalho voluntário, o Maranhão foi o 10º estado na média de horas dedicadas para o trabalho voluntário, com percentual de 6,9%, acima do percentual nacional que foi de 6,3% e do Nordeste, que foi 6,5%.
Sobre a produção para o próprio consumo, o Maranhão foi o segundo estado onde mais pessoas trabalharam na produção de bens para o próprio consumo, com um percentual de 16,4%. O primeiro estado foi o Piauí, com um percentual de 19,3%. Em todo o Brasil, o percentual foi de 7,4%.
A PNAD_C tem como principal objetivo trazer dados que permitam acompanhar as condições de vida da população brasileira, sendo que o mercado de trabalho é seu foco mais conhecido. Para esse foco, os dados são publicados trimestralmente para diversos recortes territoriais e, para Brasil como um todo, há dados mensalmente.

Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482

Leave A Reply