Dando continuidade às ações de qualificação da educação municipal, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na manhã de sexta-feira, 13, a primeira formação em educação especial para professores auxiliares que atuam nas escolas de Rosário.
A capacitação foi oferecida aos 45 professores auxiliares da Rede Municipal de Ensino que atendem, atualmente, a 125 alunos com autismo, síndrome de down, paralisia cerebral – entre outras deficiências – considerados público-alvo da educação especial em Rosário.
“O investimento em educação é o foco dessa gestão. Pela educação transformamos a realidade. A qualificação dos nossos professores junto com a política de valorização e promoção da diversidade e da inclusão de todas as pessoas na educação especial é um desafio que acreditamos ser possível realizar aqui em Rosário”, disse a prefeita Irlahi Moraes (MDB).
A coordenadora municipal de Educação Especial, Regiane Reis da Costa, informou que as políticas públicas neste setor avançaram muito este ano com a oferta de cursos de formação e qualificação dos educadores, como a formação de professores em Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Essas formações são de suma importância para orientar o professor e elaborar estratégias de adaptação curricular para melhorar o ensino e promover a inclusão dos alunos atendidos pela educação especial, superando limitações com uso de novas estratégias pedagógicas e didáticas”, disse Regiane.
Durante a formação, os professores puderam tirar dúvidas e obter esclarecimentos sobre as atribuições e competências no exercício da função de professor auxiliar em educação especial, a postura no diálogo com os alunos e familiares, situações de atendimento e como realizar avaliação curricular e os tipos de atividades oferecidas de acordo com a realidade de cada aluno.
Nadla Rafaela Paixão, professora auxiliar da educação especial há dois anos na escola municipal Terezinha Almeida avaliou positivamente a iniciativa da prefeitura. “Esse primeiro treinamento é muito enriquecedor para todos nós porque podemos implementar coisas novas em sala de aula e trabalhar com as crianças de uma forma bem melhor e mais eficaz”, disse Nadla.
Mais inclusão — Além dos professores auxiliares que atendem a Rede Municipal de Ensino, o município de Rosário conta também com os serviços do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), vinculado à Prefeitura Municipal, que atende a 33 alunos com atividades educacionais, oficinas artísticas, atividades interativas e acompanhamento profissional especializado multidisciplinar.
Siga o MA+ no Facebook — Envie sua informação para o WhastApp(98) 98434-6482