O amor pelo esporte e a solidariedade da população rosariense marcaram a programação oficial da Prefeitura de Rosário em comemoração pelos 398 anos de fundação do município. Na tarde de quinta-feira, 5, a avenida Vitorino Freire foi ocupada por milhares de moradores e apaixonados pelo futebol que prestigiaram o amistoso entre os times de Rosário e Sampaio Correia, às 16h, na reinauguração do Estádio Serejão. O ingresso solidário foi a troca por um quilo de alimento não-perecível, distribuídos após o jogo pela Igreja Católica para famílias carentes.
Importante patrimônio da cidade, a reforma do Estádio Serejão durou três anos, com financiamento da Caixa Econômica Federal. Com 7.500 m² de estrutura, o equipamento esportivo recebeu uma academia, sala de imprensa, sala para juízes, lanchonete, sete banheiros, iluminação em LED, reforma de arquibancada com capacidade para 2.500 pessoas, vestuários novos e substituição de todo o gramado.
Antes do início da partida, a prefeita Irlahi Moraes, na presença de secretários municipais, vereadores e do deputado estadual João Marcelo (PMDB), saudou a toda população e agradeceu pelas doações.
“Obrigada a todos que vieram prestigiar a reinauguração deste importante equipamento e que colaboraram com as doações. Rosário é linda. A quarta cidade mais antiga do estado. Uma senhora que tem contribuído com o estado do Maranhão. Tenham certeza que todos os dias venho trabalhando em prol de uma cidade melhor, preocupada com a educação de nossas crianças e jovens para que tenhamos um futuro de visão, amor no coração e acolhimento a todas as pessoas”, falou Irlahi.
Reconhecimento reafirmado pelo deputado João Marcelo que também destacou a importância do município no contexto socioeconômico do Maranhão. “Rosário, além de ser uma das cidades mais antigas, é o maior portal de entrada para os Lençóis Maranhenses, com belezas naturais, gastronomia típica, musicalidade, todo um incremento cultural e histórico que será revigorado com a entrega do Complexo Ferroviário da RFFSA. Aqui no Munim, a mais importante cidade da região e que precisa de mais atenção do Governo do Estado”, pontuou o deputado.
Na ocasião, a prefeita Irlahi homenageou com troféu em reconhecimento pela história e cultura da cidade os ex-jogadores Iatan Sales Deça (o Reco) e Dedezinho. Aos 88 anos de idade, o jogador Reco é filho de Aldezírio Serejo – que dá nome ao estádio – e trabalhou como técnico de futebol de diversos times de Rosário.
As crianças que integram o projeto “Bom na Escola, Bom de Bola”, desenvolvido pelo município, também participaram da solenidade. O projeto apoia o desenvolvimento educacional utilizando o futebol como ferramenta de incentivo, como explica Cassiene Tavares, coordenadora pedagógica de esporte. “O projeto trabalha atualmente com 200 crianças, na faixa etária de 12 a 17 anos, que são selecionados pelo talento para o esporte e por ter as melhores notas escolares. Duas vezes na semana, às terças e quintas-feiras, os jovens treinam no Estádio Serejão, e aos sábados, na zona rural. Inclusive, eles já participam do Campeonato Maranhense de Futebol Sub-13, revelando talentos promissores”, disse Cassiene.
A seleção de Rosário entrou em campo com 22 jogadores, sob o comando do treinador Rubenilson. O time atualmente compete em disputas intermunicipais e a expectativa é que a seleção tenha uma equipe profissional para disputar a Série B do Campeonato Maranhense. Já o Sampaio Correia, que acumula a experiência de 35 títulos maranhenses em campeonatos estaduais e tricampeão brasileiro da Série A, entrou em campo com time alternativo. O time boliviano ganhou a partida contra o time de Rosário por 4 a 1, com gols marcados por Wellington Rato (2), James e Gabriel.
Empreendedorismo e tradição cultural
A 4ª edição da Feira da Mulher Empreendedora abriu a programação de aniversário da cidade, pela manhã, e contou com a participação de 52 expositoras que comercializaram produtos alimentícios, artesanato, moda e roupas. Segundo a superintendente do Idoso, Lúcia Helena Cavalcanti, a expectativa é garantir mais autonomia da organização do evento pelas empreendedoras nas próximas edições.
“A próxima edição acontecerá em maio, no Dia das Mães. A Feira tem crescido a cada edição e estamos capacitando, em parceria com o Sebrae, todas as empreendedoras para que elas tenham essa autonomia gerencial de realizar o evento com independência. Nossa expectativa é que a Feira seja o grande destaque no Complexo Ferroviário da RFFSA, que deverá inaugurar em breve, e vai atrair turistas de toda região do Munim”, afirmou Lúcia Cavalcanti.
A tradicional Canoagem também marcou as festividades de Rosário no Rio Itapecuru. Realizada há 3 anos no município, com supervisão do Corpo de Bombeiros do Maranhão, a concentração das canoas aconteceu, às 10h, no povoado Itamirim, zona rural, e contou com a participação de 4 canoas dos povoados de São Miguel e Itamirim. O primeiro lugar ficou para canoa de São Miguel e a premiação foi realizada na Feira da mulher empreendedora.
Com três dias de programação, as comemorações pelo aniversário da cidade tiveram início na terça-feira, 4, com celebração religiosa na Igreja Matriz. Na quarta-feira, as atividades foram marcadas pela entrega das obras de pavimentação asfáltica da Rua da Faixa (Vila Pereira) e pavimentação em bloquete do Bairro Cohab, durante a manhã, e celebração evangélica à noite.
A programação foi encerrada com shows e apresentações culturais em palco montado ao lado do Estádio Serejão, com a participação dos grupos folclóricos Lelê de São Simão, Tambor de Crioula de Miranda e shows de Riba Macedo, banda Chama da Paixão, Jhonny Boy e DJ Carlão.
Siga o MA+ no Facebook— Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482