O ex-presidente Lula apareceu pela primeira vez desde quinta (5) do lado de fora do Sindicato dos Metalúrgicos do (ABC). Um padre fala de cima do carro de som que está na frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP), onde acontece missa dedicada à memória da falecida esposa de Lula, Marisa Letícia. O ex-presidente Lula está do lado dele. A ex-presidente Dilma Rousseff também está no local, além de outros políticos.
Em discurso que durou 55 minutos, o ex-presidente afirmou que não cometeu nenhum crime relacionado à posse do triplex no Guarujá. Ele ainda desafiou os juízes do Tribunal Regional Federal e o juíz Sérgio Moro para um debate para que provem que ele cometeu crimes. “Meu crime foi fazer o brasileiro comer carne”, afirmou.
Pela primeira vez desde que houve a decisão da Justiça pela sua prisão, o ex-presidente admitiu que vai se entregar à polícia.
O ex-presidente, contudo, criticou a medida. “Vou atender o mandado deles. Quero fazer transferência de responsabilidade. Eles acaham que tudo que acontece nesse país e por minha causa. Eles não sabem que o problema desse mais não chama-se lula. o problema desse país chama-se a consciência do povo. Não pararei porque não sou um ser humano. Eu sou uma ideia”, afirmou.
Em outro momento, Lula se dirigiu aos manifestantes dizendo que vai provar sua inocência. “Eu vou cumprir o mandato e cada um de vocês vão ter que se chamar daqui pra frente Lula. Eles têm que saber que a morte de um combatente não acaba a revolução. Eu vou lá provar minha inocência”.
A expectativa é que, após a missa, Lula se entregue à Polícia Federal em São Paulo e siga para Curitiba, no Paraná. A sala destinada na PF do Paraná para o início do cumprimento da pena do ex-presidente Lula foi reformada, mas não conta com confortos como televisão ou frigobar.
O chuveiro foi trocado e a cama beliche, substituída por uma de solteiro. A janela dá vista para a parte interna do prédio, localizado no bairro Santa Cândida, ao norte da capital paranaense. Segundo a avaliação de funcionários da PF, o cômodo de 15m² é rústico, mas digno. Além da cama e do banheiro, há uma mesa.
Siga o MA+ no Facebook— Envie sua informação para o WhastApp (98) 98434-6482