Além de palestras em escolas, a programação prevê a realização de seminários 

A Prefeitura de Rosário, por meio da Superintendência de Igualdade Racial, está promovendo a Semana de Consciência Negra no município. A primeira parte da programação, que consta de palestras nas escolas, começou nesta segunda-feira, 13, e segue até o dia 20, quando é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra.

As palestras estão acontecendo em todas as escolas da rede municipal, mas a ação também será levada a algumas unidades da rede estadual. Essa atividade está sendo executada pela superintendente Municipal da Igualdade Racial, Mauricea Lopes, e pelo antropólogo e sociólogo Anuar Sadat, assessor técnico da Prefeitura. O público-alvo são alunos do sexto ao nono ano.

Segundo a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), a iniciativa visa levar informações a todos os estudantes de Rosário a respeito da cultura negra.

Reconhecer a descendência africana na constituição de nossa identidade e na construção da sociedade brasileira é fundamental para que saibamos quem somos. Daí estarmos aproveitando a data para realizar uma programação vasta e aberta a todos —  destaca.

Após a semana de palestras, no dia 28, acontece a Oficina de Políticas Públicas com Comunidades de Matriz Africana e Quilombolas, promovido em parceria com a Secretaria Estadual de Igualdade Racial (SEIR). Também serão realizadas palestras com a secretária Adjunta de Igualdade Racial, Maria do Socorro Guterres, e com a gestora de Inclusão Produtiva, Socorro Nascimento.

Mauricea Lopes, explica que esta etapa consolida as palestras realizadas nas escolas, pois amplia o debate sobre a identidade racial.

É fundamental que se discutam todas as questões que envolvem este tema, para que se compreenda melhor a herança africana.

A programação prossegue nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, datas em que acontece a ‘Culminância da Semana de Consciência Negra: desafios e perspectivas na efetivação da educação escolar quilombola’. O seminário está sendo  organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com a Superintendência Municipal de Igualdade Racial de Rosário.

O evento, que tem como tema ‘Nascer negro é consequência, ser negro é consciência’. irá acontecer no Campus Avançado do IFMA de Rosário.

No dia 30, entretanto, a programação será realizada na comunidade remanescente de quilombo Paissandu, previamente escolhida pela comissão organizadora — revela Mauricea Lopes. A superintendente acrescenta que, além do seminário, neste dia, serão realizadas diversas atividades e ações afirmativas.

Para isso contaremos com a participação das demais secretarias municipais — finaliza.

Leave A Reply