O Projeto é desenvolvido nas escolas da sede e povoados visando conscientizar pais e alunos sobre alimentação saudável e higiene

Por Cely Oliveira

O povoado Providência, zona rural de Rosário, foi o local escolhido para a realização de mais uma etapa do ‘Educando com os Alimentos’, que faz parte do projeto ”Oficina de Aproveitamento Integral de Alimento”, desenvolvido pela Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A atividade foi realizada nesta quarta-feira, 01, na Unidade Escolar Território do Amapá, e teve como público-alvo estudantes, pais e professores da comunidade.

Durante o ‘Educando com os Alimentos’, foram realizadas diversas atividades, dentre as quais a ‘Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos’, que consiste na  apresentação de receitas que utilizam partes não convencionais de frutas, verduras e legumes, como cascas, folhas, talos e sementes.

É uma forma de aproveitar o poder nutricional destes alimentos de maneira integral, bem como trabalhar a responsabilidade social e ambiental e estimular a gastronomia sustentável — explica a nutricionista Liliane Castro, coordenadora do Projeto.

A programação também inclui atividades lúdicas, como forma de atrair a atenção dos estudantes para a importância de uma dieta equilibrada.

Trabalhamos a criação de músicas, apresentação teatral e desfile com os alunos, ações essas com enfoque no tema alimentação saudável — revela Liliane Castro, que também é responsável pelas palestras realizadas durante as oficinas.

Projeto

A “Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos” é uma iniciativa que leva a agricultura familiar para o ambiente escolar.

Além de estimular os estudantes a criar uma rotina de alimentação saudável, ainda tratamos da importância dessa ação para os lares rosarienses, pois os pais também participam das atividades — destaca a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

Segundo Irlahi, a Prefeitura de Rosário tem feito um trabalho especial no setor de agricultura do município, o que inclui estímulo ao uso de terras para o plantio e a compra da produção local para o fornecimento de merenda escolar de qualidade, saudável e nutritiva.

E gerar nos estudantes e em seus pais o estímulo para a produção de receitas saudáveis com os produtos da nossa terra colabora com os objetivos traçados para o desenvolvimento agrícola de nosso município e, consequentemente, para a saúde de nossa população — finaliza a prefeita.

Leave A Reply