O Estado

Faltando pouco menos de um ano para a eleição de 2018, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ampliou o loteamento de cargos no Executivo como forma de atrair aliados que apoiem seu projeto de reeleição.

A mais recente aliança foi firmada em Imperatriz, onde o comunista garantiu a adesão do ex-prefeito Ildon Marques (PSB). Ex-aliado do senador Roberto Rocha (PSDB), o socialista decidiu romper com o tucano em virtude da proximidade dele com seu desafeto local, o também ex-prefeito Sebastião Madeira (PSDB).

Marques confirmou a chegada à base de apoio a Dino depois de indicar seu ex-secretário de Infraestrutura e ex-candidato a vice-prefeito, Frederico Ângelo, como presidente da recém-criada Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul).

A autarquia, que tem status de Secretaria de Estado, foi criada especificamente com esse objetivo. A posse do titular da nova pasta ocorreu na quarta-feira, 1º.

“Valorizamos Imperatriz como a verdadeira segunda capital do Maranhão”, afirmou o governador Flávio Dino ao empossar o indicado do novo aliado.

O comunista destacou que o próprio Ildon Marques atuou na concepção da Agência. “Várias conversas surgiram desse diálogo. Uma delas foi avançarmos – a exemplo do que estamos fazendo em São Luís – na metropolização. Instalamos em São Luís a agência metropolitana e agora estamos instalando a de Imperatriz, visando ter um instrumento ainda mais presente”, declarou.

Esporte – Antes da cooptação do ex-prefeito de Imperatriz, Flávio Dino já havia garantido a adesão do Partido Progressista (PP). Para a legenda, o governador garantiu o controle da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), onde foi nomeado Heverton Rodrigues.

Ele é ex-assessor do deputado federal André Fufuca, presidente do PP no Maranhão. O progressista nunca chegou a confirmar um apoio formal ao PCdoB, mas admitiu que a nomeação “aproximou” as duas siglas.

“É um ato de respeito e aproximação do governador com o Partido Progressista, o momento em que o mesmo escolhe um dos seus quadros para ajudar na administração”, afirmou Fufuca.

Também de olho em 2018, Dino promoveu trocas nas Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e na Secretaria da Mulher

Nesse caso, as mudanças têm como foco reforçar o PT mais próximo ao governador – tanto que o novo titular da MOB, delegado de Polícia Civil Lawrence Melo, chegou ao partido pelas mãos de Sálvio Dino Junior, irmão do chefe do Executivo.

Já na Secretaria da Mulher foi nomeada Terezinha Fernandes, com quem o homem forte do governo, secretário Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos), trabalhou em Imperatriz.

Leave A Reply