Durante 30 dias, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), desenvolveu ações para conscientizar sobre a importância do controle do câncer de mama, com a campanha Outubro Rosa. E para encerrar as ações, foi realizada uma blitz visando incentivar as mulheres de Rosário a irem até os postos de saúde fazerem consultas e realizarem os exames preventivos.

Durante a blitz, os agentes de saúde e técnicos da SEMUS realizaram panfletagem e abordaram mulheres.

Trata-se de uma estratégia em que podemos ter contato direto com as moradoras de nossa cidade e, assim, tirar todas as dúvidas e prestar mais esclarecimentos sobre a campanha e sobre a importância do autocuidado — explica a secretária municipal de Saúde, Viviane Arruda.

Além de prestarem informações, os agentes de saúde incentivam as mulheres a procurarem os postos de saúde, onde estão sendo oferecidos serviços como verificação de pressão arterial, testes de glicemia, consulta ginecológica e coleta de exame preventivo.

Tivemos o cuidado de oferecer atendimento amplo, de forma a possibilitar a prevenção, que ainda é a melhor forma de evitar a doença — justifica Viviane.

Segundo a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), a Prefeitura de Rosário tem investido bastante na área de saúde do município, o que permite que a assistência médica à mulher seja permanente.

E nós aproveitamos o Outubro Rosa para nos aproximar mais das mulheres de nossa cidade, que são o público-alvo da campanha, e fazer com que cada uma entenda que é necessário cuidar de si mesma — destaca.

Para finalizar a campanha, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde concentraram os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Prata, Ivar Saldanha, Curral Velho e Buenos Aires.

Leave A Reply