Daniel Mendes

A Campanha Outubro Rosa 2017 chega ao fim em Bacabeira, com saldo bastante positivo. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma força tarefa para conscientizar as mulheres sobre a importância do exame e para agendar o procedimento tanto nas unidades básicas de saúde, como nos dois Centros de Saúde.

As ações realizadas nos principais povoados domunicípio fazem parte de uma estratégia da gestão Jefferson Calvet para ampliar e facilitar o acesso à mamografia durante o mês de combate ao câncer de mama.

De acordo com o Secretário — É importante que as mulheres compareçam até o ultimo dia do mês para receber as orientações e realizar o exame. Quanto mais cedo for detectada qualquer alteração na mama, mais eficaz será o tratamento.

No inicio do mês, a Secretaria de Saúde e a Secretaria da Mulher em parceria com o Governo do Estado, realizaram um importante mutirão com a “Carreta do Mulher” e ofereceram serviços como, exames de mamografia, preventivos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, Sifílis e Hepatite e serviços de cadastro para auxilio maternidade, aposentadoria e   auxilio doença.

O exame deve ser feito anualmente por mulheres com idade entre 50 e 69 anos, ou a partir dos 40 anos se a usuária tiver algum fator de risco, como nódulo mamário, parente de 1ª e 2ª grau com histórico de câncer ou se já teve câncer mama.

Leave A Reply