O ex-presidente americano participou de eventos de candidatos democratas aos governos de Nova Jersey e Virginia

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz campanha para o candidato ao governo de Nova Jersey, Phil Murphy, em Newark – 19/10/2017 (Bastiaan Slabbers/NurPhoto/Getty Images)

Por EFE

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participou nesta quinta-feira de duas manifestações de candidatos democratas a governos estaduais. As passagens por Nova Jersey e Virginia marcam a primeira participação de Obama em campanhas políticas desde que deixou a Casa Branca, em janeiro.

O ex-presidente esteve primeiro em Nova Jersey para apoiar Phil Murphy, que no próximo dia 7 de novembro tentará derrubar o governo republicano. Murphy, um ex-banqueiro de Wall Street, disputará com a vice-governadora republicana, Kim Guadagno – o atual governador, Chris Christie, não pode disputar um terceiro mandato.

“Você não pode dar esta eleição, ou nenhuma eleição como vencida. Eu não sei se vocês já perceberam isso”, disse Obama sobre a liderança do candidato democrata nas pesquisas de voto. O pronunciamento foi visto como uma referência às últimas eleições presidenciais, quando a vitória do atual presidente, Donald Trump, diante de Hillary Clinton pegou a muitos de surpresa.

Em seguida, o ex-presidente seguiu para Virgínia, onde os democratas ocupam o governo do estado há quatro anos. Impossibilitado de se candidatar novamente, o atual governador, Terry McAuliffe, busca eleger seu vice, Ralph Northam, que lidera as pesquisas. Ele enfrentará no pleito o republicano Ed Gillespie, antigo assessor do ex-presidente George W. Bush.