As atividades serão realizadas na Igreja Matriz, mas também haverá celebração na comunidade de Itamirim

A partir desta sexta-feira, 20, católicos de todas as comunidades e povoados de Rosário e de municípios vizinhos se reúnem para os Festejos de Nossa Senhora do Rosário. Este ano, além de missas e procissões, está programada a realização de uma maratona, com participação aberta a toda a população.

As atividades religiosas começam já no início da sexta-feira, com a ‘Alvorada’. Em seguida será realizada a primeira missa do Festejo, às 6h, na Igreja da Matriz, local onde se concentra a maior parte das celebrações.

Logo em seguida, a imagem de Nossa Senhora do Rosário sai em carreata até a comunidade de Itamirim, onde vai permanecer durante todo o dia.

Lá teremos momentos de oração, que serão coordenados por grupos católicos de nossa Sede — conta o Padre Ivanildo Barros, pároco de Rosário.

Ainda na sexta-feira, 20, às 17h, está prevista a 1ª Procissão Fluvial, em direção à Sede, onde será realizada a Missa do Novenário, às 20h, na Igreja Matriz. De acordo com o Padre Ivanildo, essa parte do Festejo tem o objetivo de relembrar a forma como a imagem de Nossa Senhora do Rosário chegou ao município, em uma embarcação conhecida como ‘barco-gaiola’, vinda da Europa.

Não sabemos exatamente quando, pois não há registro de data, mas foi há alguns séculos — explica o pároco.

O Padre conta que a procissão fluvial foi uma ideia da comissão organizadora do Festejo, como forma de fazer um resgate histórico-religioso da cidade.

Queremos que as pessoas saibam como Nossa Senhora se tornou padroeira de Rosário, reviver nossa tradição e mostrar para a população como nossa história é bonita — diz ele, que ressalta que, durante o Festejo, todos os dias serão realizadas missas e novenas.

Novidades

As atividades de encerramento começam na sexta-feira, 27. Além da missa e da novena, será realizado um jantar na Praça da Matriz. — Tudo muito bem organizado, em uma estrutura bem familiar — explica o Padre.

No sábado, 28, será realizada a novena com a tradicional carreata, às 17h, quando o Padre Ivanildo fará a bênção de veículos, e, após, a missa campal, na Praça da Matriz.

No domingo, 29, último dia do festejo, acontece a 1ª Maratona de Nossa Senhora do Rosário. Os participantes deverão percorrer uma distância de 5KM.

O início da prova está marcado para às 9h e haverá premiação em dinheiro e medalhas — revela o Padre Ivanildo Barros.

O evento é aberto à participação de moradores de outros municípios e tem por objetivo chamar a atenção para o Festejo, ampliando o público participante para outras ações religiosas realizadas pela Paróquia.

Segundo a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), esta ação é uma oportunidade de avançar para além dos muros da Igreja.

Temos que rezar, celebrar a Eucaristia, mas também precisamos ser cristãos em todos os momentos e em todos os locais — justificou.

Leave A Reply