Mais segurança, infraestrutura e educação chegam pelas mãos do governador Flávio Dino a povoados de Barreirinhas, distante mais de 250 quilômetros de São Luís. Com os investimentos, melhoram a vida de moradores e o acesso de turistas à cidade porta de entrada dos Lençóis Maranhenses.

As entregas começaram na noite de sexta-feira (13), quando Flávio Dino inaugurou uma Delegacia de Polícia Civil no município, que passou por reforma. “Nós temos aqui um investimento bastante intenso na qualificação da PM, Bombeiros e agora chegou a vez da Polícia Civil”, disse o governador.

A entrega foi comemorada pelo prefeito da cidade, Albérico Filho: “Isso é uma prova de que o Governo trabalha para trazer o melhor para o nosso povo: Segurança”, afirmou.

A inauguração da delegacia foi seguida de entrega das obras do Programa Mais Asfalto na Rua Santo Antônio e nas vias que integram a segunda etapa da ação de Governo em Barreirinhas. A pavimentação melhora o trânsito entre o povoado Santo Antônio e a sede do município.

Ainda em Barreirinhas, já na manhã de sábado (14), o governador vistoriou as obras do aeroporto em construção para, em seguida, inaugurar uma unidade do Programa Escola Digna no povoado Passagem do Gado.

A 65 quilômetros da sede da cidade, a região de difícil acesso ganhou, além de um prédio escolar bem equipado, um poço de abastecimento de água, beneficiando as famílias da comunidade por muitos anos esquecida.

Estamos trazendo a presença do Governo a lugares distantes, onde nunca houve ação do Estado. Aqui em Barreirinhas temos oito escolas dignas planejadas, três já entregues e outras cinco em construção”, relatou Flávio Dino durante entrega da escola. “Nessa comunidade, além da escola, também foi entregue um sistema de água, trazendo benefícios para as crianças da escola, para toda a comunidade e povoados vizinhos”, completou.

Dona Maria Ferreira dos Santos, que no passado viu os filhos estudarem em um barracão improvisado, comentou como era a antiga escola: “Era um barracão, as crianças sentavam em banquinhos, até que uma senhora alugou a casa pra receber os alunos”, lembrou. “A gente via escolas sendo entregues em outros lugares e pensava: será se algum dia vai acontecer uma coisa dessa no nosso povoado? E aconteceu. Agradeço pela escola muito linda que recebemos hoje”, disse.

Francisca Nascimento, gestora escolar, ressaltou emocionada a importância da escola: “Temos muito o que agradecer. Isso é um sonho realizado. Foram 19 anos de luta. Todos nós temos que agradecer. Ganhamos uma escola digna que vai servir tanto pra gente quanto para os outros povoados”.

O prefeito Albérico Filho agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Essa é a terceira escola digna que está sendo inaugurada em nosso município. Estamos fortalecendo a parceria com o Governo pela qualidade de vida do povo de Barreirinhas”.

Nova estrutura

Fundada em 3 de março de 1988, a escola de Passagem do Gado funcionou em dois barracões e, ultimamente, em uma casa pequena, de três cômodos.

A nova escola conta agora com quatro salas de aula, secretaria, banheiros e cozinha, bem diferente de antes, quando era de palha e taipa e não tinha banheiros. A estrutura beneficia 65 crianças da comunidade.

A obra, construída com recursos do BNDES, recebeu investimentos na ordem de R$ 511.351,90. Em parceria com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), a comunidade também ganhou um poço artesiano com rede de distribuição que, além da escola, atenderá os demais moradores do povoado.

Leave A Reply