Por Agencia O Globo

A Tiangong-1 (Palácio Celeste 1) está acelerando sua descida descontrolada e deve se chocar contra a superfície do planeta nos próximos meses. Lançada em 2011, a estação espacial de 8,5 toneladas foi símbolo dos avanços científicos da China, e chegou a receber tripulantes, incluindo Liu Yang, a primeira astronauta chinesa. Mas no ano passado, autoridades do país confirmaram terem perdido controle da espaçonave, e a queda deve acontecer entre outubro e abril de 2018.

“Agora o seu perigeu está abaixo de 300 quilômetros, dentro da atmosfera mais densa, e a taxa de decaimento está aumentos”, avaliou Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, em entrevista ao “Guardian”. “Espero que ela caia dentro de alguns meses.”

A expectativa é que a maior parte da estrutura queime durante a reentrada na atmosfera, mas McDowell acredita que algumas peças relativamente grandes, de até 100 quilos, alcancem a superfície do planeta.

De acordo com o especialista, as chances de uma pessoa ser atingida pelos destroços é remota, mas o governo chinês se comprometeu com as Nações Unidas a monitorar a estação e informar quando acontecerá o mergulho final. Entretanto, dizer exatamente onde a estação espacial irá cair é praticamente impossível.

“Você realmente não pode ver essas coisas”, comentou. “Mesmo dois dias antes da reentrada, provavelmente nós teremos uma margem de erro de seis ou sete horas para mais ou para menos. Não saber quando ela irá cair, significa não saber onde ela ira cair.” Apenas uma pequena alteração nas condições climáticas pode determinar se a queda irá acontecer num ou noutro continente.

Não é a primeira vez que grandes espaçonaves caem sobre o planeta. Em 1991, a Salyut 7, pesando 20 toneladas, despencou presa a outra espaçonave de 20 toneladas chamada Cosmos 1686. Elas se partiram sobre a Argentina, e destroços caíram sobre a cidade de Capitán Bermúdez. Em 2001, a estação espacial Mir, com 135 toneladas, caiu no Oceano Pacífico. Em 1979, o gigantesco Skylab, da Nasa, com 77 toneladas, desceu fora de controle e algumas peças caíram sobre Perth, na Austrália.

Leave A Reply