Participantes discutiram e avaliaram propostas de ações e políticas públicas para a área

A Prefeitura de Rosário, por meio de sua Superintendência de Igualdade Racial, foi uma das 29 participantes da Conferência Regional de Igualdade Racial, realizada em São Luís. O evento, fase preparatória para a etapa estadual, é promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Igualdade Racial (Seir) e dos Direitos Humanos (Sedihpop), com o apoio do Conselho Estadual de Igualdade Racial (Ceirma).

As conferências regionais têm como tema ‘O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento’. Com esta temática, os representantes municipais analisaram as conquistas e desafios diante da atual conjuntura política, visando contribuir para a construção da Política Estadual de Igualdade Racial.

— É necessário avançar nas políticas e debater sobre este assunto é um passo fundamental para isso. Daí ser tão importante a realização deste encontro — destacou a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB).

Sobre as etapas regionais, a superintendente de Igualdade Racial, Mauricéa Lopes,  ressaltou que estas contribuem para a inclusão de temas que poderiam estar restritos aos municípios.

— Só se consegue discutir, implantar e ampliar políticas públicas realmente efetivas se houver compromisso de todos,  desde os gestores da área de igualdade, até Prefeituras e Governo.

Além de Rosário, participaram desta etapa regional os municípios de São Luís, Alcântara, Raposa, Santa Rita, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Bacabeira, Anajatuba, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Pirapemas, Axixá, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Icatu, Igarapé do Meio, Morros, Monção, Paulino Neves, Pindaré, Santa Inês, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Santa Luzia do Tide e Santo Amaro do Maranhão.