Por Cely Oliveira

Estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Assim pode ser resumido o principal objetivo do Outubro Rosa, campanha mundial que foi iniciada na tarde desta segunda-feira, 02, em Rosário, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Superintendência da Mulher.

A abertura da campanha foi feita na Unidade Básica de Saúde da Sede. Contou com a participação da secretária de Saúde do município, Viviane Arruda, bem como dos vereadores Luís Carlos Barros de Oliveira (Kiko), presidente da Câmara, e Jardson Frazão, além de médicos, enfermeiros, agentes de saúde e pessoas da comunidade.

Na ocasião, diversas atividades foram oferecidas à população, dentre as quais verificação de pressão arterial, testes de glicemia, consulta ginecológica e coleta de exame preventivo. Além dos exames, a programação de abertura contou com palestras motivacionais e que abordaram a temática ‘Câncer de útero e de mama’.

De acordo com a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), a programação foi pensada para chamar a atenção da população para a importância da detecção precoce do câncer de mama. — A luta contra a doença deve ser uma prática diária, mas a campanha Outubro Rosa funciona para intensificarmos isso, pois é fundamental que todos saibam dos cuidados e dos tratamentos —  destacou.

Segundo a secretária Viviane Arruda, diversas atividades serão desenvolvidas ao longo de todo o mês de outubro. “Estamos intensificando as ações de prevenção durante a campanha, pois queremos levar os benefícios dos cuidados médicos a todas as mulheres do município”.

Consultas

 Durante o Outubro Rosa, os exames ginecológicos serão realizados todas as segundas-feiras, a partir das 14h, pelo ginecologista Bartolomeu Feitosa. De acordo com ele, a campanha é o momento certo para trabalhar a prevenção que, ainda é a melhor forma de evitar problemas relacionados ao câncer. — A partir dos 49 anos, os cuidados devem ser maiores. Entretanto isso não descarta que mulheres mais jovens façam exames preventivos, como forma de descartar problemas no futuro — alerta o médico.

É exatamente o que a dona de casa Ana Alice Barros, 45 anos, está fazendo. Moradora do bairro Vista Alegre, foi até a UBS Sede assim que soube do início da campanha. “É como diz o ditado, é sempre melhor prevenir, que remediar”.

Projeto Viva Bem

A secretária Viviane Arruda aproveitou a abertura da campanha Outubro Rosa para divulgar outro projeto de iniciativa da Prefeitura de Rosário voltado à saúde dos rosarienses, o ‘Viva Bem’. O lançamento será feito na próxima quinta-feira, 5, às 17h, no Parque da Cidade. Por meio dele a população poderá fazer avaliação nutricional, aferição de pressão, glicemia, peso, dentre outros exames. — Muitas pessoas fazem atividades físicas no Parque e elas são o público-alvo deste projeto, que dispõe de uma profissional exclusiva para a realização dos procedimentos, a nutricionista Liliane Castro — revela a secretária.

Leave A Reply