O Dia D da campanha será dia 28 deste mês e, até lá, as ações serão intensas em todos as localidades do município

 Está em pleno andamento a campanha antirrábica em Rosário, que, este ano, tem como tema ‘Não deixe seu melhor amigo com raiva’. Diversas equipes formadas por agentes de saúde estão batendo de porta em porta, com o objetivo de imunizar 5.300 cães e gatos, meta estabelecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Estão sendo vacinados animais tanto na sede do município, quanto na zona rural. A campanha vai até o final deste mês e, segundo a secretária municipal de Saúde, Viviane Arruda, a meta traçada é bem ampla, de forma a imunizar o máximo de animais de estimação na cidade. — Com isso queremos combater a raiva e evitar que eventuais animais contaminados passem a doença para humanos — explica.

Ao todo, 21 equipes estão trabalhando na campanha. A vacinação está sendo feita em domicílio, o que, de acordo com Viviane Arruda, é uma estratégia para que se atinja a meta de vacinação determinada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A vacina é gratuita e pode ser aplicada em animais a partir dos três meses de idade, mesmo que estes tenham tomado doses em anos anteriores. — Todos devem ser vacinados, inclusive fêmeas que estiverem no cio ou amamentando — destaca Viviane Arruda.

A doença

A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso dos animais. Em seres humanos, a doença é transmitida por meio de mordidas, arranhões ou mesmo lambidas. A doença deve ser tratada imediatamente, para não causar danos ao cérebro e à medula, casos em que pode se tornar letal.

Leave A Reply