CENSO 1
Treinamento sendo ministrado Foto: Joaquim Torres/Ascom

A ação teve como público-alvo gestores escolares de unidades públicas e privadas de Rosário

A Prefeitura de Rosário realizou na manhã desta segunda-feira, 29, o Primeiro Treinamento para Gestores de Escolas Públicas e Privadas do Município, no auditório da Sede Social e Recreativa dos Servidores Públicos Municipais de Rosário, Bacabeira e Presidente Juscelino (SISMURB). A ação teve como foco orientar os profissionais que irão participar do censo escolar 2017, que se inicia na próxima quarta, 31, e vai até o dia 30 de junho.

A ação envolveu a realização de palestras e treinamentos, que irão auxiliar no processo de coleta dos dados que fazem parte do censo escolar. A prefeita do município, Irlahi Moraes (PMDB), destaca que a qualificação é indispensável, dada a importância dos agentes no processo de pesquisa.

— Os técnicos têm um papel fundamental e precisam estar preparados para fazer um trabalho que retrate nossa realidade educacional. Só assim poderemos contar com recursos e projetos para desenvolver a educação de qualidade que desejamos para as crianças, adolescentes e jovens do nosso município — destaca.

Irlahi Moraes enfatiza que os dados coletados são os responsáveis pelas informações que irão resultar na elaboração de políticas públicas.

— Por isso o censo escolar deve ser fidedigno, pois é a partir dessas informações que as políticas educacionais, de fato, poderão ser pensadas e implantadas — disse.

CENSO
Profissionais da educação durante treinamento Foto: Joaquim Torres/Acom

Já a coordenadora do censo escolar de Rosário, Carla Alves, destaca a importância do instrumento para que o município seja beneficiado com os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As informações servem como subsídios para elaboração e análise de políticas públicas educacionais. Sem elas, o município deixa de receber os benefícios — explica.

Ferramenta educacional

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado todos os anos. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é produzido com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e particulares do país. Revela dados, como, por exemplo, número de estudantes de cada município.

No último levantamento constatamos que há cerca de 10 mil alunos em nossas escolas — conta o secretário Municipal de Educação, Joaquim Francisco de Sousa Neto. (Por Cely Oliveira/Ascom)

Leave A Reply