39d27613-70b0-4972-97eb-080

Na sexta (26) o município de Axixá, recebeu o mutirão de atendimentos de consultas para diagnósticos e tratamento do glaucoma. O mutirão de atendimentos aconteceu no hospital e Maternidade Axixaense e nasceu após articulação da Secretária Municipal de Saúde, Rennya Campos, com apoio da prefeitura do município, da prefeita Sonia Campos e em parceria com o Governo do Estado do Maranhão.

Com a promoção de consultas e exames, o objetivo do ‘mutirão do glaucoma’ foi realizado para o diagnóstico precoce e encaminhar o paciente para o tratamento adequado. Durante a ação de saúde dos olhos, foram atendidas no município de Axixá, mais de 180 atendimentos, sendo detectados pelos profissionais oftalmologistas 53 com o glaucoma.

O atendimento do mutirão realizado durante todo dia, colabora para o diagnostico e o tratamento, viabilizando mais acesso aos serviços de saúde na área oftalmológica.

7ac2820c-0380-4de5-be20-006

Estatísticas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é responsável por 10% dos casos de cegueira. A doença é ocasionada pelo dano no nervo óptico devido ao aumento da pressão nos olhos. Estima-se que entre 2% e 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.

Na maioria dos casos, o glaucoma atinge os dois olhos e é a herança genética que influencia no aparecimento da enfermidade. As pessoas com mais de 50 anos, com histórico familiar da doença, afrodescendentes e pacientes com pressão do olho elevada devem se submeter a um exame oftalmológico para verificar a existência do glaucoma. Porém, a doença não é exclusiva de pessoas acima desta idade.

Leave A Reply