1a3d9bbe-6823-43d3-81a7-009

A prefeita do município de Axixá, Sonia Campos (PDT-MA), participa da abertura da XX Marcha dos prefeitos, em Brasília. O evento teve inicio nesta terça-feira (16) e prossegue ao longo da semana com a presença de prefeitos de vários município das regiões do país.

A gestora do município de Axixá aproveita a viagem de participação no evento para visitar ministérios para viabilizar recursos e novos empreendimentos para o município.

XX Marcha do prefeitos

O financiamento é a principal pauta das reivindicações também em outras áreas. Os participantes da marcha vão pedir os reajustes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e do atual incentivo para custeio das unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Receber ajuda para o pagamento do Piso Nacional do Magistério está também entre as principais solicitações dos prefeitos ao Poder Executivo. Sancionada em 2008, a lei que estipula um salário mínimo para os professores em início de carreira prevê que o governo federal coopere tecnicamente com os municípios. De acordo com a CNM, é preciso haver um complemento para a garantia do piso.

Também entre os parlamentares será feito um trabalho de convencimento, não apenas nesta semana, para que derrubem o veto do presidente Michel Temer à redistribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre algumas movimentações. Ao vetar a medida, o Planalto impediu a redistribuição aos municípios dos recursos arrecadados em operações de cartões de crédito e débito, de arrendamento mercantil e de serviços de saúde.