image

A lichia é uma fruta deliciosa, mas que também pode ser perigosa, segundo um estudo desenvolvido por cientistas americanos e indianos. Eles investigavam o mistério da morte de mais de cem crianças por ano na Índia ao longo de pelo menos duas décadas. Depois de muitos anos, veio a constatação de que elas perderam a vida por consumirem a lichia de estômago vazio.

O estudo foi publicado na revista médica “Lancet” e mostra que a maioria das crianças mortas era de origem pobre e morava na região de Bihar, onde fica a maior produção de lichias da Índia.

A pesquisa aponta que as vítimas foram envenenadas pelas próprias lichias, que elas teriam comido depois que as frutas caíam no chão em pomares. Os estudiosos revelaram ainda o que poucas pessoas sabem, que a lichia contém toxinas que inibem a capacidade do organismo de produzir glicose. Com isso, as crianças foram afetadas porque os níveis de açúcar no sangue já eram baixos porque, como são pobres, muitas vezes não jantavam.

A análise dos prontuários dessas crianças mostram que elas acordavam gritando à noite antes de sofrerem os sintomas do envenenamento, muitos deles associados a um inchaço agudo no cérebro.

A tal descoberta fez com que as autoridades de saúde local alertassem os pais a se certificarem de que as crianças estão recebendo refeição à noite e a limitarem o número de lichias que consomem.

Os cientistas ressaltam ainda que crianças que apresentam sintomas associados com o surto devem ser tratadas rapidamente para a hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue.

Leave A Reply