1485893332-141432751

Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, morreu na manhã desta quainta-feira, 01, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 24 de janeiro após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma.

A ex-primeira dama teve piora em seu quadro clínico de saúde no início desta noite e veio à óbito aos 66 anos de idade. Marisa não apresentava mais fluxo sanguíneo cerebral e respirava com ajuda de aparelhos.

Pela manhã, Marisa Letícia apresentou uma melhora mas piorou pela tarde. A morte de Marisa Letícia foi confirmada por morte cerebral, informou deputada federal Benedita da Silva (PT RJ). A informação foi dada oficialmente pelo médico cardiologista Dr. Roberto Kalil, do Hospital Sírio Libanês.

Marisa Letícia foi casada com Lula da Silva por mais de quarenta anos. O casal teve três filhos. Companheira das campanhas política do marido, Marisa enfrentava acusações na Operação Lava Jato.

Marisa nasceu em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, em 1950. Começou a trabalhar aos 9 anos de idade, primeiro como babá, depois na fábrica de chocolates Dulcora, onde permaneceu até os 21. Casou-se pela primeira vez com o taxista Marcos Cláudio da Silva e teve um filho, que nunca conheceu o pai: Marcos Cláudio foi assassinado seis meses após o casamento.

Em 1973, conheceu Lula no Sindicato dos Metalúrgicos, com quem casou sete meses depois. Os frutos desse relacionamento de mais de 40 anos são os três filhos do casal Fábio, Sandro e Luís Cláudio. O ex-presidente também adotou o primeiro filho de Marisa Letícia, Marcos Lula, na época com 2 anos de idade.

No início da década de 1980, Marisa Letícia liderou a passeata das mulheres em apoio aos sindicalistas presos no Dops no período final da ditadura. Nesse mesmo ano, foi fundado o Partido dos Trabalhadores (PT). Marisa Letícia confeccionou a primeira bandeira do partido.

Durante os pleitos dos anos de 1982, 1986, 1994 e 1998, disputados por Lula, Marisa Letícia pouco aparecia. A mulher do ex-presidente começou a participar mais ativamente das campanhas em 2002, quando Lula se candidatou para a Presidência da República e foi eleito. Marisa tornou-se primeira-dama do Brasil em 1º de janeiro de 2003, posição que ocupou até 2010, ano em que seu marido terminou seu segundo mandato.

Em dezembro de 2016, Marisa Letícia virou ré em uma ação penal da Operação Lava Jato. Ela é acusada de crime de lavagem de dinheiro ao lado do marido. Segundo a denúncia, o casal adquiriu um imóvel com recursos da empreiteira Odebrecht por intermédio de Glaucos da Costamarques, acusado de ser operador da lavagem de dinheiro. Segundo a Lava Jato, Marisa Letícia assinou um contrato fictício com Costamarques em fevereiro de 2011, e há a suspeita de que parte dos recursos desse contrato seja proveniente de propina ao ex-presidente.

Leave A Reply