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O Bradesco lidera a lista dos bancos que mais receberam reclamações no segundo semestre de 2016, de acordo com um ranking elaborado pelo Banco Central e divulgado nesta sexta-feira, (27/1). De julho a dezembro a instituição recebeu 5.443 registros de reclamações. Em segundo lugar, aparece a Caixa Econômica Federal, com 4.139 reclamações, seguida pelo conglomerado Santander, com 1.661 registros procedentes. De acordo com o BC, explica que os resultados foram impactados pela integração dos clientes do HSBC pelo Bradesco, realizada em outubro.

Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços oferecidos pelas instituições financeiras foram as queixas mais comuns ao longo do segundo semestre de 2016, com 2.356 registros. Em seguida estão as reclamações referentes à oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 2.300 registros.

Na terceira posição, estão as reclamações contra irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, com 1.947 registros.

Também estão entre os assuntos que mais geraram reclamações no segundo semestre do ano passado débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente, com 1.731 casos, e cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados, com 1.149 ocorrências.

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