As bombas de tinta que mancham as cédulas não foram suficientes para parar os criminosos que continuam explodindo caixas eletrônicos Brasil afora. Vigilância por câmeras e alarmes também não intimidam a bandidagem. Mas uma nova solução já implantada em 600 agências do país promete, com um conceito simples, garantir a segurança dos bancos contra esse tipo de ataque.

A solução integra softwares inteligentes, sensores e um gerador de neblina, que é automaticamente ativado quando o ambiente do caixa eletrônico é atacado. E você pode se perguntar: neblina? Para combater a bandidagem?

Pois é, trata-se de uma névoa artificial que atinge a visão e a audição do ladrão gerando completa desorientação. Antes mesmo de chegar ao ponto de explodir o caixa, uma neblina bastante densa toma conta do ambiente em questão de segundos. Dá só uma olhada. Quer dizer, realmente não dá para ver nada. Segundo a empresa que desenvolveu o sistema, a composição química da neblina não é prejudicial à saúde e totalmente inofensiva aos seres humanos.

Além de não causar qualquer irritação na pele ou nos olhos, a neblina não danifica qualquer tipo de material ou equipamento presente no local.

O disparo da neblina, que sai em forma de jato a uma temperatura aproximada de 200 graus Celsius, pode ser controlado manualmente à distância através da web.  O software desenvolvido em conjunto com o disparador pode ser acionado por um tablet, PC ou até smartphone. Mas o interessante é o grande número de possíveis sensores que podem ser integrados ao sistema para definir o momento do disparo.

Se a neblina preenche o ambiente em poucos segundos, a dispersão da fumaça é bastante lenta, podendo ultrapassar os 30 minutos. Se necessário, o sistema reconhece a densidade de neblina na sala e efetua novas descargas automaticamente quantas vezes forem necessárias – ou melhor, enquanto o sistema de alarme não tiver sido desativado. Ou seja, tempo mais que suficiente para que forças policiais cheguem ao local.

Pois em falar em força policia, durante o teste do no sistema pelo menos três viaturas da policia militar estiveram no local para averiguar o que ocorria no local. Transeuntes que passam em frente a caixa econômica de Rosário imaginavam ser um incêndio. O espaço onde fica os caixas eletrônicos, o sistema foi implantado de pota a ponta (Explicações site Olhar Digital)

Leave A Reply