x1

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, confirmou nesta terça-feira (24) o apoio dos tucanos à reeleição de Rodrigo Maia (PMDB-RJ) à Presidência da Câmara dos Deputados. Aécio recebeu Maia em seu apartamento em Belo Horizonte, na região Centro-Sul da capital, ao lado de lideranças do PSDB, DEM e PP e de representantes do PMDB, PDT e PTdoB. Entre os políticos, a expectativa é de uma vitória avassaladora do atual presidente da Câmara. Maia, que também já conta com PSD e PSB, deve oficializar sua candidatura nos próximos dias.

“A Câmara avançou numa pauta que não foi simples, reformista, e Rodrigo se credenciou a ser o nosso candidato agora na eleição do dia 2. O PSDB converge para o seu nome”, afirmou Aécio. Segundo o senador, o apoio, que será oficializado pela bancada nos próximos dias, já é consenso no partido. “Ele vem tendo o apoio de várias forças políticas, não apenas da base governista, mas também de setores da oposição, o que demonstra que ele se credenciou, por sua seriedade, seu trabalho, sua retidão para conduzir a Câmara num momento crucial para o país”.

Caso reeleito, Maia pretende investir na aceleração da tramitação das reformas trabalhistas e da Previdência. “A minha candidatura está cada vez mais madura, estamos avançando muito. Tivemos ontem o apoio do PSB, o PSD deve anunciar nas próximas horas, o PRB (também), acho que estamos tentando construir um ambiente onde se mostre que a Casa pode trabalhar em harmonia, respeitando os espaços da base e da oposição, e garantindo uma agenda para que o Brasil possa superar a crise econômica”, afirmou. Agradecendo aos senadores e deputados mineiros presentes no encontro, Maia explicou que a disputa jurídica sobre sua candidatura está superada, e que deve oficializar sua candidatura nos próximos dias.

Participaram também do encontro o senador Antonio Anastasia (PSDB), o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP), os deputados federais tucanos Domingos Sávio, Marcus Pestana, Paulo Abi-Ackel, Rodrigo de Castro, Eduardo Barbosa; Carlos Melles (DEM), Renato Andrade e Toninho Pinheiro (PP); Mauro Lopes e Leonardo Quintão (PMDB); Luis Tibé (PTdoB) e Mario Heringer (PDT); além dos deputados estaduais Gustavo Valadares (PSDB) e Gustavo Corrêa (DEM).

Após o encontro no apartamento de Aécio, Rodrigo Maia participou de um almoço com parlamentares da bancada mineira. Ainda hoje o deputado deve conversar com o prefeito Alexandre Kalil (PHS) e com o governador Fernando Pimentel (PT). (Litza Mattos)

Leave A Reply